É oficial: o Governo Federal está investindo pesado em bibliotecas públicas. Até Julho, todos os municípios do país terão ao menos uma biblioteca, seja ela municipal ou em escolas públicas. Atualmente, 331 municípios ainda não têm qualquer tipo de biblioteca.
Em Maio e Junho os últimos municípios vão receber os Kits Biblioteca: 2 mil e 500 livros, equipamentos eletrônicos e mobiliário. E no dia 25 de Julho será o Dia D da Leitura em todo o Brasil.

O chocante é que em alguns municípios a prefeitura diz não ter interesse em receber uma biblioteca. “Como eles têm que ter o espaço, além de criar a biblioteca, alguns prefeitos têm resistência. Eles não consideram que seja um equipamento importante para a cidade”, diz o coordenador de Articulação Federativa do Programa Mais Cultura, Fabiano dos Santos em entrevista à Agência Brasil. Quem mora em uma cidade sem biblioteca pode entrar em contato com o ministério da Cultura para informar a situação pelo site.

Mas será que só a criação de uma “coleção de livros” garante que vamos nos tornar um país de leitores?
Rá, não é tão simples assim.
Mas ter um lugar para guardar e emprestar livros para a população é um primeiro passo.
Biblioteca sem gente é banquete pra traças, nada mais. O que nós vamos fazer com as nossas bibliotecas? E o que o Ministério da Cultura (que estabeleceu a meta de uma biblioteca ao menos em casa um dos 5,562 município do Brasil) vai fazer quando a meta se cumprir?