Tendo a acreditar que elas são coisa de jornalista, já que muitos dos que conheço são como eu: adoram listas. Gosto de fazer as minhas e de ler as dos outros, e aproveito para compartilhar uma que encontrei essa semana. É da Veja Online, e lista os 10 livros que marcaram os jovens por gerações.

“A volta ao mundo em 80 dias”, de Júlio Verne, é um dos meus livros preferidos e, realmente, marcou minha adolescência. Como você deve se lembrar, foi tema de uma reportagem na edição-piloto da Livro. Indico para todo mundo, é uma ótima leitura. Faz a gente querer sair do conforto de casa e viajar, conhecer o mundo e viver muitas aventuras.

“Romeu e Julieta” também está nas duas: na lista e na Livro. E um outro que você deve se lembrar também está lá. É “O apanhador no campo de centeio”, cujo autor, J. D. Salinger, morreu em janeiro desse ano. Com isso, muita gente leu e falou do livro de novo.

Como em toda lista que leio, concordo com alguns, discordo de outros e, nesse caso, tenho que ler alguns que ainda não conheço. E você, o que acha da lista? Quais livros marcaram sua adolescência? Compartilhe com a gente nos comentários.