Existem utilidades, digamos, tradicionais para o Google Maps: descobrir a localização de uma rua, saber que ônibus leva aonde ou localizar uma cidade num mapa.

Existem as que exigem um pouco de criatividade de quem inventa mas que resultam em produtos interessantes e muitas vezes úteis. Jornalistas estão usando os mapas para indicar pontos de engarrafamentos, buracos, locais muito atingidos por chuvas entre outras notícias localizáveis. Mas já pensou em fazer um romance no Google Maps?

Essa foi a ideia do Rodrigo Ortega (do twitter @ortegopolis e do site Pílula Pop), que fez o seu “Porra, BH – um romance no Google Maps”, disponível no http://migre.me/nM4E. A leitura é rápida e gostosa. Não deixe de conferir (e não se esqueça de contar pra gente o que achou).

Outro mapa que vale a visita é o Livros e Lugares. O nome é auto-explicativo: o mapa aponta livros cujas histórias se passam em algum lugar real do planeta. A autora, Bel, explica que gosta de ler um livro que se passa nos lugares que vai visitar antes da viagem, sejam eles de ficção ou não. Há livros em vários países, o que se torna um bom pontapé para conhecer outras partes do planeta pelas páginas dos livros. Aproveite a visita para acrescentar suas sugestões de livros e contribuir para povoar o planisfério com indicações.