Mais um romance pra nossa Prateleira de Pixel!

Os romances da escritora Jane Austen são BIG clássicos da língua inglesa! Todos os seus livros já viraram filmes e alguns também viraram série de TV, quadrinhos e até adaptações com zumbis (a Marina vai fazer um post sobre isso ainda essa semana!)

Jane Austen foi uma escritora do começo do século XIX que retratou a sociedade inglesa da época, com suas regras de etiqueta, dramas femininos e sonhos com príncipes encantados – e jurou que todas as suas heroínas tivessem finais felizes. Ela mesma não teve, morreu solteira e apaixonada por um cara que namorou quando era jovem. Mas pelo menos alcançou sucesso pelos seus livros, mesmo em vida. A cine-biografia da vida da Jane é de 2007 e se chama Becoming Jane.

A Anne Hathaway que faz a Jane Austen em Becoming Jane

Confesso que chorei assistindo Becoming Jane, e olha que isso é raro! É bem legal!

A minha obra preferida da Jane Austen é a sua mais famosa: Orgulho e Preconceito, publicada pela primeira vez em 1813. A última adaptação pro cinema desse livro é de 2005, com a Keira Knightley no papel da protagonista/sonhadora/orgulhosa Elisabeth Bennet.

O livro é muito interessante não só pela história, cheia de reviravoltas, mas também pelo retrato da vida naquela época, sem telefone, internet, carro, previsão do tempo…

E dá pra ver que os dramas são os mesmos, hahahaha.

Pra baixar em português, tem aqui: Orgulho e Preconceito

Outros livros da Jane Austen também estão disponíveis na rede, caso se interessem!