Em 2010 Belo Horizonte, São Paulo, Fortaleza e Curitiba recebem a Bienal do Livro de seus estados. De dois em dois anos os eventos acontecem em diversas cidades do Brasil. Em Fortaleza o evento já acabou e ano passado Rio de Janeiro e Salvador receberam a Bienal em seus estados.

Há vários motivos para participar de uma. O primeiro – e mais óbvio deles – é que é um lugar cheio de livros e de pessoas que curtem ler livros. Vai ser fácil puxar conversa com aquele cara que está olhando um livro que você acabou de ler (e dar pitaco), pedir indicações para aquela menina ao lado da estante, ver os lançamentos e livros antigos que você nem conhecia e, conseqüentemente, ler mais e conhecer mais histórias.

Bienais são, também, lugares que reúnem diversos representantes da cadeira do livro: editoras, editores, autores, vendedores, livrarias, leitores. Para quem escreve, publica e vende livros é ótimo, pois as Bienais dão visibilidade, possibilitam encontros, viabilizam negócios. E pra quem lê também é ótimo! Quer coisa melhor que conhecer muitos lançamentos de uma vez só, participar de tardes de autógrafos, assistir palestras com seus autores favoritos e quem sabe até mostrar aquele seu manuscrito para ele?

Ainda não falei, mas as Bienais costumam contar com uma agenda extensa e muito legal de eventos. Encontros com autores, shows, debates, oficinas, tudo isso faz parte da programação. Por isso, acabam sendo um programa para toda a família, com a vantagem de que é possível encontrar aquele livro que agrada a cada um dos membros. E, se você der sorte, ele vai estar em promoção, com aquele precinho camarada…

Já te convenci a visitar a Bienal da sua cidade? Então fique atento para as datas!

Bienal do Livro Minas

De 14 a 23 de maio de 2010 no Expominas, em Belo Horizonte

http://www.bienaldolivrominas.com.br

Diversos autores foram convidados esse ano. Eu não perderia a conversa com o Ruy Castro, que é um cara super agradável para se conversar e ouvir, além de ser cheio de histórias. Mais gente legal vai estar por lá: Paulo Markun, Heloísa Seixas, Zuenir Ventura… A Arena Jovem tem muitos debates livros, e-books, música, internet, vampiros. A novidade do ano é o Circo das Letras, que pretende explorar a literatura infantil de forma lúdica. Fora os vários lançamentos de livros que estão previstos.

Bienal do Livro de São Paulo

De 12 a 22 de agosto de 2010 no Anhembi, em São Paulo.

http://www.bienaldolivrosp.com.br

Esta vai ser a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Ela é o maior evento do tipo no Brasil, com mais de 60 mil metros quadrados de área, 350 expositores e público estimado de 800 mil pessoas! O site já tem algumas informações sobre o que vai acontecer no evento, livros que serão lançados, etc. Em breve vai ser possível ver a programação completa. Enquanto isso, você pode participar do concurso cultural que vai criar o slogan da Bienal desse ano. Os prêmios são bem legais, dá uma olhada lá.

Bienal do Livro Paraná

De 01 a 10 de outubro de 2010 no Estação Convention Center, em Curitiba

http://www.bienaldolivrodoparana.com.br

Como é a que vai demorar mais para acontecer, o site ainda não tem muitas informações. Os organizadores prometem no site oficial “um evento repleto de novidades, que promove o encontro dos visitantes com autores, escritores, poetas, jornalistas e pensadores”, além de teatro infantil e contadores de histórias. Vale uma visita mais perto da abertura da Bienal para conferir a programação.

Este vai ser meu primeiro ano de Bienal do Livro Minas como visitante (da outra vez, fui só jornalista). Estou super ansiosa! Vamos comigo?

PS: Procurei outras Bienais no país esse ano mas não encontrei informações suficientes. No site da Câmara Brasileira do Livro há um calendário de eventos literários no Brasil para 2010. Vi outras Bienais por lá, mas não encontrei informações sobre programação e locais onde vão acontecer. Se alguém souber de mais alguma avise nos comentários por favor, para eu poder complementar o post.

Última dica: desde o dia 7 de maio está acontecendo o Salão do Livro de Guarulhos, na Grande SP. A programação completa está aqui, e vai até dia 16 de maio.

Imagens do post copiadas do site da Bienais.