Responda com sinceridade: você lê um pedacinho de um livro todo dia?

Eu não. Acabo usando o tempo livre que tenho para ler jornais, revistas e atualizar os emails. O livro, coitado, vai ficando de lado. Já tem alguns meses que estou tentando terminar – sem sucesso – “O vendedor de armas”, do Dr. House /Hugh Laurie, e “Gainsbourg – um punhado de Gitanes”, da Sylvie Simmons.

Já a Lívia, recebe um pedacinho do livro (ou seria de um dos livros?) que está lendo todo dia:

@eusouatoa ainda lendo Cyrano de Bergerac pelo http://www.dailylit.com/. É lindo, tendência, digno e viciante. Pena que ainda não tem obras em pt.

É muito simples!

Você entra no site e escolhe um dos livros disponíveis para ler. Aí você decide como quer receber seus trechos: por email ou rss. Em seguida, diz quanto quer ler e em qual intervalo de tempo. Adicione seu email e pronto! Os trechos começam a chegar do jeitinho que você pediu. O único porém: os livros são em inglês.

A solução?

O www.leituradiaria.com, correspondente em português do Dailylit. O site funciona da mesma forma, mas oferece livros que estão em domínio público e em português. O legal é que, nesse site, você também pode escolher por quanto tempo quer ler. Aí o tamanho dos trechos varia. O site também calcula em quanto tempo você vai terminar de ler o livro.

No Leitura Diária você encontra “O Retrato de Dorian Grey”, de Oscar Wilde; “A Metamorfose”, de Franz Kafka; “O Fantasma da Ópera”, de Gaston Leroux; “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell além de clássicos da literatura brasileira e portuguesa.  Quer jeito mais fácil de manter a leitura em dia?

Ah, sim! Siga a dica da Lívia. “Cyrano de Bergerac” é um dos clássicos da literatura francesa, imortalizado no cinema por Gérard Depardieu.

É uma história de amor bonita e trágica. Se você quiser ler um livro livremente inspirado na história de Cyrano, escolha “A marca de uma lágrima”, do Pedro Bandeira, que tem uma trama parecida envolvendo adolescentes.

Os dois são fáceis de encontrar nas bibliotecas.